quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sugestões para preencher relatório.

ÁREA SOCIAL E AFETIVA
Ø Adaptou-se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.
Ø Ainda mostra-se resistente ao atender algumas regras da escola.
Ø É assíduo e pontual.
Ø Ainda não respeita os pertences dos alunos.
Ø Aceita esperar sua vez.
Ø Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.
Ø Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
Ø Tem preferência por atividades individuais.
Ø Tem bom relacionamento com todos que convive.
Ø Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.
Ø Apresenta-se seguro em suas ações(ainda não...)
Ø Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
Ø Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Ø Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Ø Mostra-se interessado em enfrentar desafios.
Ø Expressa seus sentimentos com clareza
Ø Preocupa-se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
Ø Ainda apresenta-se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das atividades propostas.
Ø Mostra-se carinhoso, alegre, tímido.
Ø Às vezes mostra-se agressivo com alguns coleguinhas.
Ø Valoriza atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos
Ø Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio social, ética e saúde.
Ø Demonstra assiduidade e pontualidade.
Ø Mantém um padrão de comportamento e relacionamento convencional.
Ø Demonstra comportamento desejável em sala de aula.
Ø Tem iniciativa e interesse nas atividades propostas.
Ø Relaciona-se bem com colegas, professores e demais funcionários.
Ø Participa das atividades em grupo.
Ø Coopera com o grupo.
Ø Lidera as atividades em grupo.
Ø Partilha e empresta material de bom grado.
Ø Obedece às regras do grupo e da escola.
Ø Reconhece seus direitos e deveres.
Ø Escuta e tem atenção quando outros falam.
Ø Respeita a opinião dos outros
Ø Cuida do material e do patrimônio escolar.
Ø Mantém a pasta organizada e os cadernos em ordem.
Ø É capaz de concluir as atividades propostas em tempo desejável.
Ø Respeita regras que orientam as dependências da escola.
Ø Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e amizade.
Ø É dedicado e caprichoso.
Ø É atencioso e disciplinado.
Ø É observador e curioso.
Ø Demonstra confiança e companheirismo.
Ø Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos muitas vezes ocultos.
Ø Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.
Ø Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
Ø Guarda mágoas.
Ø Supera conflitos.
Ø Concentra-se nas tarefas propostas.
Ø É solidário com o colega.
Ø É resistente.
Ø É arredio.
Ø É inquieto.
Ø É egoísta.
Ø Demonstra agressividade.
Ø É ansioso.
Ø É inseguro.
Ø Demonstra timidez.
Ø É carinhoso com colegas e professora.
Ø Demonstra-se alegre.
Ø Apresenta tristeza em determinados momentos.
Ø Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima.
Ø Adaptou-se a escola e a turma. Amplia consideravelmente seu círculo de relações pessoais. Demonstra independência.
Ø Supera dificuldades sem ajuda.
Ø Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
Ø Enfrenta desafios com autonomia.
Ø Respeita a participação alheia.
Ø Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.
Ø Apresenta organização e responsabilidade no jogos.
Ø Demonstra decisão e autonomia.
Ø Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.
Ø Questiona a professora.
Ø Inicia as atividades logo que são propostas.
Ø Assume responsabilidade pelos seus atos.
Ø Aceita opiniões divergentes da sua.
Ø Pede ajuda quando precisa.
Ø É curioso em relação a novos conhecimentos.
Ø É desinibido para expressar suas opiniões.
Ø Espera sua vez de falar.
Ø Revela confiança em si próprio.
Ø Realiza as tarefas de casa com prontidão.
Ø Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora.
Ø Brinca expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidadesØ Veicula suas ideias articulando corretamente as palavras.
Ø Expõe oralmente suas idéias de forma lógica.
Ø Argumenta e defende suas idéias.
Ø Expressa-se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.
Ø Apropria-se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.
Ø Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as corretamente.
Ø Compreende mensagens dirigidas ao grupo.
Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representas a escrita.
Ø Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para representar a escrita.
Ø Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm nomes pequenos.
Ø Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem que variar as letras.
Ø Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
Ø Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
Ø Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.
OBSERVAÇÕES:
Ø A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno (a).
Ø Faz regularmente o dever de casa, completo e com capricho.
Ø Requer constante supervisão da professora.
Ø Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
Ø Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.
Sugestões para preenchimento do relatório
Observações

É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:
• A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
• Deve-se proceder relação com o registro anterior;
• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.

Sugestões para iniciar relatórios

• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...

COMPORTAMENTO
O QUE EU PRECISO MELHORAR:

( ) Conversar menos;
( ) Terminar a lição;
( ) Dedicar mais às minhas atividades;
( ) Prestar mais atenção;
( ) Respeitar meus colegas;
( ) Falar mais baixo;
( ) Ser mais disciplinado;
( ) Levantar do lugar só quando necessário;
( ) Aceitar as regras;
( ) Faltar menos.

NO QUE ESTOU INDO BEM:
( ) Faço minhas atividades com atenção e capricho;
( ) Sempre termino minhas atividades;
( ) Tenho respeitado as regras;
( ) Procuro ajudar meus colegas;
( ) Sou aluno dedicado e participativo;
( ) Sou obediente à minha professora;
( ) Sou disciplinado e levanto do lugar só quando necessário;
( ) Sou presente e só falto quando necessário;
( ) Minha caligrafia está muito bonita;
( ) Presto atenção na explicação.

ENSINO / APRENDIZAGEM LEITURA E INTERPRETAÇÃO:
( ) Fluente ( ) Muito bem ( ) Com dificuldade ( ) Não lê

HIPÓTESES DE ESCRITA:
( ) Hipótese alfabética;
( ) Hipótese silábica alfabética;
( ) Hipótese silábica com valor;
( ) Hipótese silábica sem valor;
( ) Hipótese pré silábica.

CÁLCULOS
( ) Muito bem ( ) Com alguma dificuldade ( ) Com muita dificuldade

PRECISO FREQUENTAR O REFORÇO?

( ) Sim ( ) Não

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSERÇÃO DA CRIANÇA NA CRECHE