segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sugestões para relatório



ÁREA SOCIAL E AFETIVA
  •  Adaptou-se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.
  • Ainda mostra-se resistente ao atender algumas regras da escola.
  • É assíduo e pontual.
  • Ainda não respeita os pertences dos alunos.
  • Aceita esperar sua vez.
  • Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.
  • Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
  • Tem preferência por atividades individuais. 
  • Tem bom relacionamento com todos que convive.

  • Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.
  • Apresenta-se seguro em suas ações(ainda não...)
  • Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
  • Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
  • Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
  • Mostra-se interessado em enfrentar desafios.
  • Expressa seus sentimentos com clareza
  • Preocupa-se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
  • Ainda apresenta-se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das atividades propostas.
  • Mostra-se carinhoso, alegre, tímido.
  • Às vezes mostra-se agressivo com alguns coleguinhas.
  • Valoriza atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos
  • Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio social, ética e saúde.
  • Demonstra assiduidade e pontualidade.
  • Mantém um padrão de comportamento e relacionamento convencional.
  • Demonstra comportamento desejável em sala de aula.
  • Tem iniciativa e interesse nas atividades propostas.
  • Relaciona-se bem com colegas, professores e demais funcionários.
  • Participa das atividades em grupo.
  • Coopera com o grupo.
  • Lidera as atividades em grupo.
  • Partilha e empresta material de bom grado.
  • Obedece às regras do grupo e da escola.
  • Reconhece seus direitos e deveres.
  • Escuta e tem atenção quando outros falam.
  • Respeita a opinião dos outros
  • Cuida do material e do patrimônio escolar.
  • Mantém a pasta organizada e os cadernos em ordem.
  • É capaz de concluir as atividades propostas em tempo desejável.
  • Respeita regras que orientam as dependências da escola.
  • Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e amizade.
  • É dedicado e caprichoso.
  • É atencioso e disciplinado.
  • É observador e curioso.
  • Demonstra confiança e companheirismo.
  • Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos muitas vezes ocultos.
  • Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.
  • Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
  • Guarda mágoas.
  • Supera conflitos.
  • Concentra-se nas tarefas propostas.
  • É solidário com o colega.
  • É resistente.
  • É arredio.
  • É inquieto.
  • É egoísta.
  • Demonstra agressividade.
  • É ansioso.
  • É inseguro.
  • Demonstra timidez.
  • É carinhoso com colegas e professora.
  • Demonstra-se alegre.
  • Apresenta tristeza em determinados momentos.
  • Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua autoestima.
  • Adaptou-se a escola e a turma. Amplia consideravelmente seu círculo de relações pessoais.
  • Demonstra independência.
  • Supera dificuldades sem ajuda.
  • Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
  • Enfrenta desafios com autonomia.
  • Respeita a participação alheia.
  • Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.
  • Apresenta organização e responsabilidade no jogos.
  • Demonstra decisão e autonomia.
  • Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.
  • Questiona a professora.
  • Inicia as atividades logo que são propostas.
  • Assume responsabilidade pelos seus atos.
  • Aceita opiniões divergentes da sua.
  • Pede ajuda quando precisa.
  • É curioso em relação a novos conhecimentos.
  • É desinibido para expressar suas opiniões.
  • Espera sua vez de falar.
  • Revela confiança em si próprio.
  • Realiza as tarefas de casa com prontidão.
  • Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora.
  • Brinca expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidadesØ Veiculam suas ideias articulando corretamente as palavras.
  • Expõe oralmente suas idéias de forma lógica.
  • Argumenta e defende suas idéias.
  • Expressa-se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.
  • Apropria-se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.
  • Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as corretamente.
  • Compreende mensagens dirigidas ao grupo.
  • Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representas a escrita.
  • Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para representar a escrita.
  • Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm nomes pequenos.
  • Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem que variar as letras.
  • Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
  • Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
  • Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes. 
  
OBSERVAÇÕES:
  • A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno (a).
  • Faz regularmente o dever de casa, completo e com capricho.
  • Requer constante supervisão da professora.
  • Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
  • Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.
Sugestões para preenchimento do relatório
Observações

 
É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:
• A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
• Deve-se proceder relação com o registro anterior;
• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.

Sugestões para iniciar relatórios

• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...

COMPORTAMENTO - O QUE EU PRECISO MELHORAR:
( ) Conversar menos;
( ) Terminar a lição;
( ) Dedicar mais às minhas atividades;
( ) Prestar mais atenção;
( ) Respeitar meus colegas;
( ) Falar mais baixo;
( ) Ser mais disciplinado;
( ) Levantar do lugar só quando necessário;
( ) Aceitar as regras;
( ) Faltar menos.

NO QUE ESTOU INDO BEM:
( ) Faço minhas atividades com atenção e capricho;
( ) Sempre termino minhas atividades;
( ) Tenho respeitado as regras;
( ) Procuro ajudar meus colegas;
( ) Sou aluno dedicado e participativo;
( ) Sou obediente à minha professora;
( ) Sou disciplinado e levanto do lugar só quando necessário;
( ) Sou presente e só falto quando necessário;
( ) Minha caligrafia está muito bonita;
( ) Presto atenção na explicação.

ENSINO / APRENDIZAGEM LEITURA E INTERPRETAÇÃO:
( ) Fluente ( ) Muito bem ( ) Com dificuldade ( ) Não lê

HIPÓTESES DE ESCRITA:
( ) Hipótese alfabética;
( ) Hipótese silábica alfabética;
( ) Hipótese silábica com valor;
( ) Hipótese silábica sem valor;
( ) Hipótese pré silábica.

CÁLCULOS
( ) Muito bem ( ) Com alguma dificuldade ( ) Com muita dificuldade

PRECISO FREQUENTAR O REFORÇO?

( ) Sim ( ) Não

4 comentários:

  1. Oi amiga!Parabéns pelas postagens.TÔ levando algumas ideias para o meu trabalho.Agosto tem datas especiais tem sorteio festivo no meu blog.Passe lá e confira!Bjos!
    www.rosangelaprendizagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA ME AJUDOU MUITO.SE PUDER ME DAR ALGUMAS DICAS DE COMO FAÇO PARA MANTER OS ALUNOS DE 1º ANO MAIS CALMOS.
    PRECISO DE IDÉIAS COMO ESSA. BEIJOS MARLENE

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    fiz uma visitinha rápida em seu blog e amei. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog muito útil! Boa noite Fabiola Rodrigues!

    ResponderExcluir

INSERÇÃO DA CRIANÇA NA CRECHE