quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Projetos - 5º ano

Projeto Arte, Consciência e Amor
GENTILEZA GERA GENTILEZA

Objetivo: Compreender que a falta de gentileza nas relações podem contribuir para um ambiente estressante, na medida em que essas atitudes são contagiosas. Violência gera violência, hostilidade gera hostilidade, raiva gera raiva, por isso, o foco deste projeto é GENTILEZA GERA GENTILEZA.

v  No painel haverá palavras de CONSCIÊNCIA,  AMOR, CARINHO, SOLIDARIEDADE, RESPEITO, UNIÃO, COMPREENSÃO...

1) Abertura: (Aluno) Falará sobre O que é ARTE?
O que é arte?
Arte geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular a consciência das pessoas que observam.Uma obra artística só se torna conhecida quando algo a faz ficar diante de um dos sentidos do ser humano. Os avanços tecnológicos contribuem de uma forma enorme o acesso entre a pessoa que deseja desfrutar da arte e a própria arte. A pessoa e a obra se unem então, por diversos meios, como os rádios (para a música), os museus (para pinturas, esculturas e manuscritos), e a televisão, que talvez seja, entre esses itens citados, o que mais capacidade tem para levar a obra artística a um número grande de interessados, por utilizar diversos sentidos (visão, audição) e por utilizar também satélite. A própria Internet é fonte de transmissão entre a obra e o interessado.
Nós alunos da escola OM BELLINATO criamos um projeto intitulado ARTE, CONSCIENCIA E AMOR em homenagem ao grande Profeta Gentileza que quando já adulto se dedicou em pregar a paz e o amor entre as pessoas largando todos os seus bens materiais. Nós alunos nos dedicamos bastante e acreditamos que possamos conscientizar algumas pessoas.Esta foi a maneira de ilustrar de forma bem atual toda a proposta dos encontros: apresentar a emocionante história real desta figura que marcou a cidade do Rio de Janeiro e que faleceu há alguns anos atrás. Sua vida foi um exemplo de desprendimento, amor ao próximo e realmente tocou a todos. O profeta Gentileza sempre dizia por gentileza, no lugar de, por favor, e muito agradecido, no lugar de obrigado.

2) O aluno (a) narrará a vida do Profeta gentileza, enquanto ele entra em cena e vai para um canto reservado para pintar um painel com mensagens.
Nascido em Cafelândia-SP, no dia 11 de abril de 1917. Com mais nove irmãos, José Datrino teve uma infância de muito trabalho, na qual lidava diretamente com a terra e com os animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha nas proximidades. O campo ensinou a José Datrino a amansar burros para o transporte de carga. Desde sua infância José Datrino era possuidor de um comportamento atípico. Por volta dos doze anos de idade, passou a ter premonições sobre sua missão na terra, na qual acreditava que um dia, depois de constituir família, filhos e bens, deixaria tudo em prol de sua missão. Este comportamento causou preocupação em seus pais, que chegaram a suspeitar que o filho sofresse de algum tipo de loucura, chegando a buscar ajuda em curandeiros espirituais. Passando sempre o que aprendia a seus amigos. Surge o Profeta Gentileza. No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo “Gran Circus Norte-Americano“, o que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar “José Agradecido“, ou simplesmente “Profeta Gentileza”.
Faixa que o aluno(a) estará pintando
GENTILEZA GERA GENTILEZA AMOR / ATENCÃO MEUS FILHOS ANUCIAIS UNS AOS OUTROS QUE / DEUS NOSSO PAI GENTILEZA, CRIADOR, CELESTIAL É A / NATUREZA NÃO VENDE TERRAS NÃO COBRA PARA NOS DAR / ALIMENTACÃO ESTA LUZ DO MUNDO QUE E A NOSSA VIDA E / DE TODOS SERES VIVENTES DO MUNDO DEUS DA TUDO DE / GRACA NÃO COBRA NADA.
3) Os alunos(as) falarão sobre os murais que estarão espalhados pelo local.

Os murais

A partir de 1980, o profeta escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju, que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização. Durante a Eco-92, o Profeta Gentileza colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes dos povos e desafiava a viver e aplicar gentileza em toda a Terra.
Frases
ESTE É O PROFETA / GENTILEZA QUE / GERA GENTILEZA / COM AMOR E PAZ / PARA UM BRASIL E UM / MUNDO MELHOR MEUS / FILHOS NÃO USEM PROBLEMAS USAMOS A NATUREZA.

ESTE É O PROFETA GENTILEZA GERA AMOR / MEUS FILHOS ANUNCIAIS UNS AOS OUTROS QUE DEUS NOSSO / PAI GENTILEZA E A NATUREZA NOSSO DONO CRIADOR / ELE NÃO VENDE TERRAS NÃO COBRA PARA NOS DAR ALIMENTAÇÃO / ESTA LUZ DO MUNDO QUE É A NOSSA VIDA E DE TODOS SERES / VIVENTES É DE GRACA NÃO COBRA NADA

MEUS FILHOS BEM VINDO AO RIO / GENTILEZA GERA GENTILEZA AMOR / BELEZA, PERFEIÇÃO, BONDADE E RIQUEZA A / NATUREZA É DE DEUS NOSSO PAI CRIADOR.
AMOR / MEUS FILHOS / NÃO USEM PROBLEMAS NÃO USEM POBREZA / USAMOS A NATUREZA TEM / BASTANTE RIQUEZA / DISSE GENTILEZA

4) Após estas mensagens haverá uma encenação onde os alunos farão parte de um grupo de rebeldes que entram em cena e destrói o que vê pela frente inclusive um os painéis do profeta.
Os alunos entram fazendo bagunça:
Profeta: O que esta acontecendo?
Aluno(a):Estamos nos divertindo
Aluno(a):Este cara é louco?
Grupo: doido, doido, doido.
Profeta: Eu não sou louco eu levo o amor.
Aluno(a): Estamos nos divertindo e não venha nos atrapalhar.
Aluno(a): É isso mesmo vai embora, nós não queremos mais te ouvir, você é louco.
Aluno(a):Ninguém lê nem se importa com que você escreve é tudo inútil.
Grupo: louco você é louco.
Profeta: espere um pouco eu sou louco sim pela vida, pelo amor de Deus, pela paz, ah quero entregar uma coisa para vocês que vai representar o amor de Deus por vocês.
Neste momento o profeta entrega uma rosa a cada um e diz:
Profeta: Aqui esta o sinal do amor de Deus pelo mundo a natureza.
E o grupo sai pensativo de cabeça baixa, juntamente com o profeta.

5) Após a encenação haverá a entrada das alunas que falarão uma poesia.
PROFETA GENTILEZA
JOSÉ DATRINO DISCÍPULO DE JESUS

Aluno(a): Um Homem bondoso Divino, Verdadeiramente irmão.
Maravilhoso José Datrino, nos dando verdadeira lição.
Com Imensa bondade e beleza, nos ensinando a amar.
Gentileza gera gentileza, que ajuda o Mundo Melhorar.
Um Homem cheio de Luz, de tão consciente cidadania.
Profeta e discípulo de Jesus, Misericórdia por Maestria.
Sempre a ação de nobreza, e a atitude de fazer honrar.
Gentileza gera gentileza, que ajuda o Mundo Melhorar.
Dos burros o amansador, Mestre para o esclarecimento.
Nos corações punha o amor, e na alma o entendimento.
A Dignidade como certeza, que fazia ao humano apurar.
Gentileza gera gentileza, que ajuda o Mundo Melhorar.

Aluno(a): Era um Homem de toda Fé, Jesus era a sua Referência.
Era o doce Datrino José, do Humanismo por excelência.
Um Anjo de toda Pureza, para toda a Nação se orgulhar.
Gentileza gera gentileza, que ajuda o Mundo Melhorar.
De uma Tipografia original, e muito claro ele escrevia.
O desprendimento sem igual, Jesus Cristo por Filosofia.
A bondade como fortaleza, e o Cristianismo a ensinar.
Gentileza gera gentileza, que ajuda o Mundo Melhorar.
Cores da Bandeira Brasileira, idéias de paz anunciando.
Da Alma peregrina obreira, por todo o povo pregando.
Da Celestial boniteza, uma canção de amor pra cantar.
Gentileza gera gentileza, que ajuda o Mundo Melhorar.


6) Para finalizar entra as(os) alunas(os) e falam:

Este é um trecho de uma poesia em Homenagem ao Profeta Gentileza, adorável José Datrino que marcou o Rio de Janeiro com seu Espírito do Cristianismo, de Amor ao Próximo e Boa Vontade. Esta vivo no carinho das pessoas e, em muitos painéis e inscrições, principalmente nas pilastras de concreto dos Viadutos perto da Rodoviária e possivelmente em fotos e desenhos com escritos preservados em todos lugares da Cidade.
Um Simpático Pregador que dava uma Aura de amor e carinho ao centro do Rio de Janeiro. Seus mais de 50 Painéis nas Pilastras dos Viadutos da Zona Portuária se tornaram um admirável Patrimônio Cultural, houve vandalismo através dos anos mas, sua Obra foi Resgatada e de novo como sempre enriquece o Rio e todo o Brasil com sua Doçura e Humanidade. Deu o seu recado numa linda passagem pela vida. É uma lembrança emocionante e ajuda a gente a não embrutecer e ao Mundo a ser Melhor.
Após lida a mensagem todos os alunos que tinham se retirado do cenário voltam para cantar a musica de Marisa montes juntamente com o profeta que distribui rosas as pessoas presentes com as seguintes palavras amor, carinho, compreensão, união, cidadania, fé em Cristo e outras.
Frase final GENTILEZA GERA GENTILEZA!
MATERIAL UTILIZADO
v  CARTOLINAS PARA AS FRASES.
v  TNT PARA A CONFECÇÃO DOS COLETES COM O SLOGAN “GENTILEZA GERA GENTILEZA”
v  PINCEL E TINTAS VERDE, AMARELA E PRETA.
v  MATERIAL PARA SEGURART AS PLACAS NO CENARIO (CABOS DE VASSOURA).
v  TNT PARA AS FLORES E DIZERES
v  ROUPA DO PROFETA
 
Gentileza(Marisa Monte-Carlinhos Brown )

Apagaram tudo...
Pintaram tudo de cinza;
A palavra no muro,
ficou coberta de tinta;
Apagaram tudo...
Pintaram tudo de cinza,
só ficou no muro;
tristeza e tinta fresca.
Nós que passamos,
apressados,pelas ruas da cidade;
merecemos ler as letras e as palavras de gentileza;
Por isso eu pergunto,
a você no mundo,
se é mais inteligente,
o livro ou a sabedoria,
o mundo é uma escola,a vida é um circo,
amor palavra que liberta,
já dizia o profeta;
Apagaram tudo...
Pintaram tudo de cinza,
só ficou no muro,
tristeza e tinta fresca... 


­­­­­­­Projeto
Da criação a quase destruição - Planeta Terra
Objetivo

Conscientizar as pessoas das mudanças ocorridas no nosso planeta.
No início o mundo era perfeito, porém, com o passar do tempo à responsabilidade das pessoas foi trazendo ao planeta conseqüências desastrosas.
Os prejuízos resultantes das atitudes gananciosas são contabilizados nas perdas da vida selvagem, flora e disseminação de doenças.
Somente através da conscientização estaremos contribuindo para a conservação do meio ambiente e consequentemente para a continuação da vida na Terra

__________________ Tudo começou há muito tempo atrás.
__________________ No principio Deus criou os céus e a terra.
Entrada das crianças (na ordem dos números)
1º dia _________________________________
Disse Deus – “Haja luz” e houve luz
Deus chamou a luz dia e a escuridão noite
2º dia _________________________________
Disse Deus – “Haja uma expansão no meio das águas”.
Chamou Deus a porção seca de terra e ao ajuntamento das águas de mares.
3º dia __________________________________
Disse Deus – “Produza a terra erva verde, árvores frutíferas que dê frutos segundo a sua espécie”.
4º dia __________________________________
Disse Deus – “Haja luminares na expansão dos céus para haver separação entre o dia e a noite”.
5º dia __________________________________
Disse Deus – “Produzam as águas abundantemente répteis e peixes e voem as aves nos céus”.
6º dia __________________________________
Disse Deus – “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança”. E Deus criou o homem.
________________________________ E viu Deus que a sua criação era perfeita.
____________ Puxa vida! Podemos imaginar o mundo maravilhoso que Deus criou.
1º dia __________________________ Ninguém ficava triste.
2º dia __________________________ Ninguém sofria.
3º dia __________________________ Não tinha terremoto.
4º dia __________________________ Ninguém passava fome.
5º dia __________________________ Não tinha furacão.
6º dia __________________________ E ninguém sentia dor de barriga.

_________ Tudo isso era muito bom até que o homem começou a mudar o mundo.
_____________________ Tudo que Deus criou está sendo destruído pelo homem.
_____________________ Falar sobre o meio ambiente.

No dia 05 de junho comemora-se o dia do Meio Ambiente, porém sem motivos para comemorarmos usamos o mesmo para repudiar os tipos de violência que ocorre sobre o Meio Ambiente. E quando falamos de Meio ambiente estamos nos referindo a todos os seres que nele habitam, principalmente seu maior predador, o homem. Cada cidadão consciente da importância do Meio ambiente tem dever de lutar contra todos os tipos de arbitrariedade praticadas contra o mesmo.

 Ei! É você mesmo, está me ouvindo? Quem fala sou eu, o Meio Ambiente, estou triste e arrasado o homem me despreza ele não me valoriza, já fiz de tudo para conquistar sua confiança, porém todas as tentativas foram inúteis, e cada dia que passa continua tirando pedaços de mim. Eu tento mostrar-lhe a minha importância, mas ele não me ouve, nem sequer para um segundo para refletir sobre minha utilidade, e o que represento para o planeta. Pobre coitado nem se toca que faço parte de tudo que há no planeta.
Que sou a água que sacia tua sede.
Que sou o alimento que mata tua fome.
Que sou o ar que respiras.
Aliás, sou a tua vida, e me destruindo consequentemente estará planejando tua própria morte.
Entendo que estas ações não têm fundamentos conscientes, e sim a presença de uma ganância de poder. O pior disso tudo é que a inteligência do homem não é capaz de perceber que o dinheiro não se come, nem se bebe, nem se respira. Muito menos, salva vida. Pode ser que ele até descubra algum dia, porém será muito tarde.
Você que parou pra me ouvir, não me deixe morrer.
Por favor, Salve-me! Salve-me! Salve-me...!

Ar ____________________________
Os poluentes químicos e substâncias tóxicas são as principais causa da minha poluição.
Ozônio _________________________
Certos gases industriais, a queima de combustíveis são algumas das causas da destruição da minha camada de ozônio.
Solo __________________________
A exploração da terra, as queimadas e a extração de minérios são as principais causas da desertificação.
Água _________________________
A poluição provocada pelo esgoto é hoje uma das principais fontes de doenças e contaminação das águas no Brasil.
Floresta _______________________
As queimadas provocadas pelo homem causam prejuízos ao solo e todo sistema ecológico.
____________________ O fim está próximo!O fim está próximo!O fim está próximo! Viu como o homem aos poucos vem destruindo a natureza? Se as pessoas não tiverem responsabilidade o planeta vai acabar.
Sabe o que deve ser feito para melhorar o meio ambiente?

Reciclagem _______________________          Jogue lixo no lugar certo.
Animais em extinção _______________            Não compre animais silvestres.
Desmatamento __________________          Não derrube as árvores.
Perigo que vem do céu _____________         Não soltem balões.
__________________________ A natureza é a única fonte de recursos de que os habitantes do nosso planeta dispõem para viver. A responsabilidade pela preservação da natureza é de todas as pessoas. Não se pode ficar esperando que o outro faça a sua parte, é preciso agir individualmente. Será a soma dessa ações que poderá mudar a face do planeta em que vivemos e que deixaremos para as gerações futuras.

Há Muito Tempo Atrás (Diante do trono)

Tudo começou há muito tempo atrás
Quando o mundo ainda não existia
Então Deus falou: "Haja a luz!" e a luz veio a existir
Então Deus falou: "Haja o céu e o mar e tudo o que há na terra e no ar!"
Cada plantinha, deserto ou riacho
Cada pedrinha, cada monte ou penhasco
Cada animal, pequeno ou grande
Peixes, pássaros, feras, os insetos e répteis
Todo ser que respira ou não foi Deus quem criou!
Há muito tempo atrás!
Foi então que o primeiro homem Deus criou
Do pó da terra o formou
Então Deus soprou do seu nariz o sopro da vida
E o colocou em um jardim e deu a ele uma esposa querida!
Adão e Eva, a primeira família
Viviam felizes em perfeita harmonia
Deus os visitava todos os dias
Passeava com eles pelo jardim
Eles eram amigos de Deus
Amigos de Deus!
Há muito tempo atrás!
Há muito tempo atrás! Tudo era tão lindo!
Há muito tempo atrás! Não havia espinhos!
Há muito tempo atrás! Tudo era perfeito!
Há muito tempo atrás! Não havia dores!
Há muito tempo atrás! (4x)

 

Viver (Xuxa)

Já é tempo de refletir
E de começar a mudar
Se a mão que vai destruir
Também serve pra plantar
É gostoso ver nascer
Cada flor por todo jardim
Perfumando o ar de viver
E continuar assim
Aves coloridas no céu
Peixes livres soltos no mar
Cada animal do campo, floresta
Façam uma festa pra sempre no seu habitat
Aves coloridas no céu
Peixes livres soltos no mar
Cada animal do campo, floresta
Façam uma festa pra sempre no seu habitat
Falar da paz faz bem ao coração
Com harmonia em forma de canção
E a frase mais sonhada
Que a gente quer dizer
É que a natureza está em tudo e quer viver
A natureza está em tudo e quer viver.


Projeto
Meio ambiente - Reciclagem

O projeto tem o objetivo de despertar a reflexão da sociedade sobre a importância da reciclagem, e assim, incentivar a população e o espectador a participar mais dos programas de reciclagem e colaborar separando em casa o material para doar.

Os trabalhos dos alunos serão apresentados em uma feira na própria escola, onde cada grupo ficará responsável por uma cor. Ao término de cada apresentação os grupos distribuirão lembrancinhas feitas de papel reciclado.

Reciclagem - verde

1) Reciclar é aproveitar o material do lixo. Na reciclagem, os papéis descartados podem ser usados para fazer papéis. Assim não haverá tantos desmatamentos.

2) Garrafas e vidros quebrados podem ser reciclados, bem como alguns tipos de plásticos. Latinhas de refrigerantes podem ser usadas para fazer novas latinhas.  

3) A reciclagem é o processo de reaproveitamento de metais, plásticos, papéis, vidros ou qualquer outro material, orgânico ou inorgânico, recuperando-o ou transformando-o para aproveitamento ou novo uso.

4) O processo pode ser industrial ou artesanal. Caso não sejam reaproveitados, esses materiais, normalmente tratados como lixo ou dejetos, tendem a causar sérios problemas ambientais.

5) A reciclagem começa em casa com a separação do lixo doméstico. Devemos separar restos de alimentos em um saco. Em outros sacos, separamos metais (latas), vidros, plásticos, jornais (junto com papeis e papelões).

6) Depois de separarmos o lixo em nossa casa, levamos a postos de coleta seletiva, onde existem recipientes de cores diferentes para cada tipo de lixo. 

Reciclagem - amarelo

1) No final da década de 1980 foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de lixo e de outros dejetos na natureza.

2) A expressão vem do inglês recycle (re = repetir e cycle = ciclo).
O processo de reciclagem deveria permitir o reuso de materiais para o mesmo propósito. Na pratica, em boa parte dos casos, a reciclagem aumenta o tempo de vida útil de um material.

3) O alumínio pode ser reciclado continuamente sem que perca suas qualidades. Outros materiais podem contaminar-se, tornando-os impróprios para embalagem de alimentos e medicamentos.

4) O vidro mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.

Reciclagem -  azul

1) Os recipientes para receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão:
  • Verde: vidro
  • Amarelo: metal (latas) e plástico
  • Azul: papel
  • Vermelho: pilhas (plástico)
  • Preto: madeira
 2) .  Laranja: resíduos perigosos
  • Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
  • Roxo: resíduos radioativos
  • Marrom: resíduos orgânicos
  • Cinza: resíduo geral não-reciclavel ou misturado ou contaminação não possível de separação.
3) Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
4) No aspecto econômico a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que podem ser reaproveitados.


Reciclagem – vermelho

1) Lista de materiais que podem ser reciclados.
·        Papel e papelão
·        Embalagens longa vida
·        Garrafas PET
·        Latas de alumínio
·        Vários tipos de metais: cobre, aço, chumbo, latão, zinco, entre outros.
·        Plásticos
·        Pneus


2) Tintas
·        Restos da construção civil
·        Restos de alimentos e partes dos mesmos que não foram aproveitadas
·        Óleo
·        Galhadas
·        Garrafas de vidro (cervejas, refrigerantes, etc).
·        Tecido (sobra de confecções, roupas velhas, etc).
·        Parafusos

3) Lista de materiais não recicláveis.
  • Lâmpada fluorescente
  • Alguns tipos de pilha
  • Espelho
  • Cristal
  • Papel carbono ou Papel químico
  • Papéis Metalizados ou Plastificados
  • isopor
4) Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem  é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento.O manuseio de lixo deve ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposição a agentes causadores de doenças.

Reciclagem – marrom

1)    Os lixos orgânicos, ou seja, os restos de alimentos precisam ser coletados nas residências. Ele não pode ficar nos postos de coleta por causa do mau cheiro.

2) A reciclagem economiza materiais da Terra. Além disso, evita o acúmulo de lixo no ambiente.

3) O conceito de reciclagem serve apenas para os metais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reaproveitamento.
  
4) No Brasil, a cidade que mais recicla seu lixo é Curitiba: atualmente, 20% de todo o lixo produzido - cerca de 450 toneladas por dia - são reciclados na capital Paranaense.



Um comentário:

  1. Prezada professora,seu blog e seus projetos são absolutamente sensacionais.Parabéns! Serão de imensa ajuda em meu cotidiano.
    Destaque para o Projeto GENTILEZA GERA GENTILEZA_ ESPETACULAR!
    Márcia Leal, Rio de Janeiro

    ResponderExcluir

INSERÇÃO DA CRIANÇA NA CRECHE