segunda-feira, 16 de julho de 2012

Resumo - Violência física e pedagógica

UNIABEU – Campus 2 – Nilópolis
Professora: Valéria
Disciplina: Estudos Integrados ll
Curso: Pedagogia   Turma P341
Aluna: Maria de Fátima Mendes Nunes


Violência física

A Violência é um comportamento que causa lesão à outra pessoa. É o uso excessivo da força sobre o outro sendo por vezes abusivo, de maneira, que a força utilizada pode magoar, ferir, torturar e até matar.
A cada dia que passa a violência tem aumentado muito, e feito com que muitas pessoas sofram com esse ato. A discriminação muitas das vezes leva o individuo a praticar a violência levando o sofrimento a outras pessoas.
Todos os dias ouvimos noticias dos mais variados tipos de violência vivenciados na sociedade  brasileira. Dentro das escolas, crianças e adolescentes cometem infrações que se caracterizam por agressões: verbais, físicas, pichações, bullings e furtos. Apesar da violência ocorrer dentro das escolas, não é gerada pela escola em si, mas por fatores externos, como famílias desestruturadas, conflitos sociais etc. 
Violência Pedagógica

Alguns professores  são especiais sabem dosar a autoridade com a didática se tornando figuras simpáticas e queridas  que marcam a vida e a educação dos jovens para sempre.
O trabalho de um professor é lecionar, não ficar humilhando os alunos, nenhum aluno deve ficar pra trás, o professor deve fazer com que o aluno desenvolva o seu potencial, aconselhando-o, e não aterrorizando. Quando professores desqualificam e humilham alunos, ao invés de estimulá-los ao aprendizado, fazem com que eles desistam do processo de aprendizagem ou acabam por criar bloqueios pedagógicos nos alunos.
O professor nunca deve se impor a partir de elementos de coação (como as notas, o controle sobre a frequência, a possibilidade de reprovar o aluno,...). O seu caminho deve ser o da compreensão, da troca, do entendimento. Para que isso aconteça, ele deve sempre estar bem preparado para as aulas, ter pleno conhecimento dos conteúdos e também criar um ambiente de respeitabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSERÇÃO DA CRIANÇA NA CRECHE