Nome da Tendência Pedagógica | Papel da Escola | Conteúdos | Métodos | Professor | Aprendizagem | Manifestações |
Pedagogia | Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. | São conhecimento e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. | Exposição e demonstração verbel da matéria e / ou por meios de modelos. | Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. | A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. | Nas escolas que adotam filosofias humanistas clássicas ou científicas. |
Tendência | A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social. | Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas. | Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas. | O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança. | É baseada na motivação e na estimulação de problemas. | Montessori Decroly |
Tendência | Formação de atitudes. | Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos. | Método baseado na facilitação da aprendizagem. | Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito. | Aprender é modificar as percepções da realidade. | Carl Rogers, "Sumermerhill" escola de A. Neill. |
Tendência | É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. | São informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica. | Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações. | Relação objetiva onde o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las. | Aprendizagem baseada no desempenho. | Leis 5.540/68 |
Tendência Progressista Libertadora | Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. | Temas geradores. | Grupos de discussão. | A relação é de igual para igual, horizontalmente. | Resolução da situação problema. | Paulo Freire. |
Tendência Progressista Libertária. | Transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. | As matérias são colocadas mas não exigidas. | Vivência grupal na forma de auto-gestão. | É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres. | Aprendiagem informal, via grupo. | C. Freinet |
Tendência Progressista "crítico social | Difusão dos conteúdos. | Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. | O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. | Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno. | Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. | Makarenko |
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Quadro síntese das tendências pedagógicas (http://www.aol.com.br/professor/)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
WALLON
Wallon - aula de psicologia
View more presentations from MFatimaMNunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário