sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FUNÇÕES SOCIAIS DA LINGUAGEM

•        A linguagem está presente em todas as situações da vida social e profissional

•        A fala(discurso) aponta traços distintivos quanto à intencionalidade, no momento da produção e da recepção.

•        Todo discurso traz aspectos constitutivos da : identidade social, das relações interpessoais, dos sistemas de valores e crenças ( cultura)

FUNÇÕES SOCIAIS DA LINGUAGEM

•        Competência textual e discursiva: é essencial nos discursos empresariais

•        Reflete hierarquias, ideologias e organiza a convivência nas estruturas sociais

•        A linguagem constroi hieraquias e identidades sociais

FUNÇÕES SOCIAIS DA LINGUAGEM

•        Ideacional ou de representação;

•        Interpessoal ou de troca;

•        Textual ou de mensagem

FUNÇÕES SOCIAIS DA LINGUAGEM

•        Ideacional ou de representação; 

Quando o discurso carrega uma representação: crenças, ideologias valores, preconceitos, moral, discriminações.

Ex: Nossa, tia, como você está conservada! Tomou formol?

Como petista, até que você sabe escrever !

FUNÇÕES SOCIAIS DA LINGUAGEM

•        Função Interpessoal ou de troca:

Quando o discurso contribui para a construção das identidades ( individuais e coletivas) e das relações sociais.

Marcas linguísticas: “sim, senhor”; “pois não, sr.” – denotam subordinação hierárquica.

Possibilidades metafóricas: para atenuar os protocolos – “é possível fechar a porta?” “pois não, meu amor, é pra já!

FUNÇÕES SOCIAIS DA LINGUAGEM

•        Função textual ou de mensagem:

- Organiza e estrutura as informações no texto.

Todo discurso é uma mensagem e tem significado a partir da forma como é organizado.

Relaciona-se com a coesão e a coerência na composição textual – capacita o entendimento de um conjunto de frases soltas.

Função textual ou de mensagem

•        Exemplo 1:Um sujeito resolve contar uma piada num velório.

•        Pergunte-se: a situação lutuosa permite que o decoro seja quebrado e risos apareçam em torno do defunto?

•        Exemplo 2:Numa prova de redação, o candidato saiu-se com a seguinte pérola: “A palidez do sol tropical refletia nas águas do rio Amazonas”.

•        Pergunte-se: o sol tropical é “pálido”? Quando ficará “corado”?  Exemplo

•        3: “O MEU CLUBE ESTAVA À BEIRA DO PRECIPÍCIO, MAS TOMOU A DECISÃO CORRETA: DEU UM PASSO À FRENTE” (João Pinto, jogador do Benfica de Portugal)

•        Pergunte-se: Ele caiu no precipício? Conclusão: é fundamental a manutenção de sentido entre os elementos textuais.

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