segunda-feira, 16 de julho de 2012

Resenha – Adeus professor, Adeus professora? - José Carlos Libâneo





Resenha – Adeus professor, Adeus professora?




Curso de Pedagogia
Turma: p341
Disciplina: Estudos Integrados II
Professora: Valéria
Aluna: Maria de Fátima Mendes Nunes





Nilópolis
03/07/2012


Resenha – Adeus professor, Adeus professora?
As novas tecnologias da comunicação e informação, a escolas e os professores.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus professora? Novas tecnologias educacionais e profissão docente. / José Carlos Libâneo, 4.ed. – São Paulo: Cortez, 2011 – (Coleção Questão da Nossa Época; v.2)
                        “Educação e comunicação sempre andaram juntas na reflexão pedagógica. Frequentemente, esses termos foram tomados como sinônimos, outras vezes a comunicação foi tomada como uma dimensão da educação. Hoje em dia não faltam os que querem substituir a teoria da educação pela teoria da comunicação.”
(p 55)
No começo do texto Libâneo fala da relação entre educação e a comunicação que sempre andaram juntas e da importância das mídias para a sociedade, onde são as maiores formadoras de opiniões, diante disso fica clara a necessidade do professor estar aperfeiçoando-se para conhecer e saber utilizar as novas tecnologias para ajudar os seus alunos no seu processo de formação.
“A prática educativa não se reduz à escola e ao ensino. A intervenção educativa ocorre em muitos lugares, mediante variadas formas, por meio de diversas agencias. Há portanto, agentes educativos convencionais – família, escola, comunidade –, como há instituições socias, culturais, civis, recreativas, meio de comunicação etc. A escola, portanto, não detém o monopólio do saber.” (p 57)
Libâneo defende a necessidade dos educadores de se apropriarem da tecnologia e da comunicação provocando uma reflexão, no qual os alunos possam elaborar e transformar as ideias, sentimentos, atitudes e valores. A tecnologia deve ser considerada  um conteúdo escolar necessário na aprendizagem.
A sociedade se encontra em constante transformação e isso ocorre pelo conhecimento humano que se constrói em diferentes aspectos e novas formas de produção, principalmente na educação. A formação docente precisa ser continuada para que o professor se sinta capaz de preparar o aluno em um ser ativo e responsável pelas diferentes formas de construção de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem.
Apesar das transformações há ainda professores desqualificados que não buscam o conhecimento para que possam levar aos seus alunos uma aprendizagem significativa, Promover aulas inovadoras é primordial para que possibilite ao aluno construir um pensamento crítico, ampliar os seus conhecimentos e não serem excluídos, independente de suas diferenças da era da modernidade.
As novas exigências educacionais, o novo papel da escola e dos professores, a qualidade do ensino e a formação inicial e continuada de professores, diante da integração dos meios de comunicação no ambiente escolar são fatores de suma importância. O autor dispõe de uma linguagem de fácil compreensão, tornando a leitura mais agradável e compreensiva. As citações feitas pelo autor nos ajudam a melhor compreender a problemática e nos possibilitam a refletir sobre a importância de se trabalhar a prática relacionada com a teoria nos cursos de formação de professores e aponta sugestões e formação inicial e continuada, enfim, é um livro que apresenta os fundamentos necessários à compreensão da profissão docente no contexto atual.
O ser humano com certeza é muito mais capaz do que qualquer invenção criada por nós mesmos. A tecnologia é capaz de instruir os alunos em assuntos científicos, exclusivamente didáticos, mas não forma ser humano ético, pensante, curioso, honesto, que tenha valores morais, crítico, ou seja, que desprovido desses valores não fará bom uso do conhecimento que adquiriu.

Maria de Fátima Mendes Nunes, graduando do Curso de Pedagogia da UNIABEU – 2012

Resumo - Violência física e pedagógica

UNIABEU – Campus 2 – Nilópolis
Professora: Valéria
Disciplina: Estudos Integrados ll
Curso: Pedagogia   Turma P341
Aluna: Maria de Fátima Mendes Nunes


Violência física

A Violência é um comportamento que causa lesão à outra pessoa. É o uso excessivo da força sobre o outro sendo por vezes abusivo, de maneira, que a força utilizada pode magoar, ferir, torturar e até matar.
A cada dia que passa a violência tem aumentado muito, e feito com que muitas pessoas sofram com esse ato. A discriminação muitas das vezes leva o individuo a praticar a violência levando o sofrimento a outras pessoas.
Todos os dias ouvimos noticias dos mais variados tipos de violência vivenciados na sociedade  brasileira. Dentro das escolas, crianças e adolescentes cometem infrações que se caracterizam por agressões: verbais, físicas, pichações, bullings e furtos. Apesar da violência ocorrer dentro das escolas, não é gerada pela escola em si, mas por fatores externos, como famílias desestruturadas, conflitos sociais etc. 
Violência Pedagógica

Alguns professores  são especiais sabem dosar a autoridade com a didática se tornando figuras simpáticas e queridas  que marcam a vida e a educação dos jovens para sempre.
O trabalho de um professor é lecionar, não ficar humilhando os alunos, nenhum aluno deve ficar pra trás, o professor deve fazer com que o aluno desenvolva o seu potencial, aconselhando-o, e não aterrorizando. Quando professores desqualificam e humilham alunos, ao invés de estimulá-los ao aprendizado, fazem com que eles desistam do processo de aprendizagem ou acabam por criar bloqueios pedagógicos nos alunos.
O professor nunca deve se impor a partir de elementos de coação (como as notas, o controle sobre a frequência, a possibilidade de reprovar o aluno,...). O seu caminho deve ser o da compreensão, da troca, do entendimento. Para que isso aconteça, ele deve sempre estar bem preparado para as aulas, ter pleno conhecimento dos conteúdos e também criar um ambiente de respeitabilidade.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

PROJETO DE LEITURA - 2012 - OM BELLINATO ESCOLINHA






Objetivo : Este projeto tem o objetivo de despertar, incentivar e promover a leitura.
Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem.















INSERÇÃO DA CRIANÇA NA CRECHE